O Jornalismo Cultural é uma segmentação da mídia, voltada principalmente para expressões artísticas ligadas ao cinema, artes plásticas, teatro, música, moda e gastronomia. Torna-se, em determinados veículos, uma espécie de guia de consumo. Pode-se associar ao conceito de Jornalismo Cultural:
o New Jornalism, que traz a idéia de um texto isento, mas sem deixar de ser bem trabalhado e escrito − ainda pouco praticado no Brasil.
os famosos fanzines, nascidos na década de 1920, que serviram de veículo popular para a divulgação de expressões artísticas, já que muitos artistas não encontravam espaço na mídia para mostrar seu trabalho e acabavam agindo de forma independente.
a exigência de que o repórter faça uma espécie de mergulho naquilo que se deseja retratar, privilegiando a observação minuciosa em detrimento de gravadores e de blocos de anotação, contribuindo criticamente para expandir a visão do leitor, incorporando voz autoral e estilo.
a apuração e o lead devem ser bem feitos, chamando a atenção para o fato ocorrido; e as principais fontes são os livros de registro de ocorrência e a radioescuta.
tudo o que o público necessita saber, acrescentando que ele é a inteligência exata e oportuna dos acontecimentos, descobertas, opiniões e assuntos de todas as categorias que interessam aos leitores.
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