Comunicação Social - História da Imprensa - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A história do jornalismo brasileiro pode ser dividida em quatro grandes períodos distintos. São eles:
Jornalismo literário durante o Primeiro e Segundo Reinados; nacionalista, na República Velha; denuncista, na reabertura democrática; e profissionalização, a partir do final dos anos 90.
Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação Jornalismo panfletário, durante o Primeiro e Segundo Reinados; jornalismo literário, no período da República Velha; de formação
Atividade panfletária, durante o Primeiro Reinado e período das Regências; atividade literária e mundana, durante o Segundo Reinado; de formação empresarial, na República Velha; e a fase mais recente, caracterizada pelo uso intensivo da comunicação no controle social.
Artesanal, durante o Primeiro Reinado; tipográfico, no período do Segundo Reinado e Regências; industrial, a partir da República Velha; e digital, a partir dos anos 90.
Atividade panfletária, no Primeiro Reinado; atividade literária, no Segundo Reinado e Regências; estatal e nacionalista, durante os governos de Getúlio Vargas; e democrático, a partir da reabertura política no final dos anos 80.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...