Comunicação Social - Jargões e Vocabulário Jornalístico - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
Excelente porque comprova, nos mínimos detalhes, que a mídia influencia a agenda pública. A teoria da agenda nos revela a prática do agendamento. McCombs cita Limppmann, é o pai da teoria do agendamento. Este autor afirma que os veículos noticiosos são nossas janelas para o mundo. Que a opinião pública não responde a um ambiente, mas a um pseudoambiente construído pelos veículos noticiosos. Para provar que as saliências dos veículos noticiosos salientam os tópicos da opinião pública, McCombs inicia uma detalhada pesquisa na eleição americana de 1940, que se deu durante muitos anos, sob diversos aspectos. A pesquisa demonstra que os temas tidos como importantes para a mídia eram também considerados importantes pela opinião pública, dando o nome a essa influência da comunicação massiva de "agendamento" (agenda-setting).
Tendo como base o texto de Maxwell McCombs, quem define a agenda da mídia?
I. As principais fontes que fornecem a informação para as matérias, outras organizações noticiosas e as normas e tradições do jornalismo.
II. Os estudos comprovam também que a memória coletiva é uma agenda altamente seletiva dos eventos e das situações do passado que domina a visão pública de sua identidade histórica.
III. Geralmente são os meios de comunicação de massa responsáveis em definir a agenda.
Assinale a alternativa correta:
Apenas I é correta.
Apenas III é correta.
Apenas I e II são corretas.
Apenas I e III são corretas.
I, II e III são corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...