Ubiquidade no jornalismo sugere que todos podem não apenas acessar notícias, mas também participar e fornecer contribuição com conteúdos para compartilhamento e distribuição global. O conceito conhecido como jornalismo cidadão, no entanto, aponta alguns problemas no Brasil.
São dificultadores para a expansão do jornalismo cidadão, EXCETO:
- A. Acesso à banda larga ainda é restrito no Brasil. Segundo dados da Anatel de janeiro de 2017, na região Norte, a densidade de aparelhos celulares ativos para um grupo de 100 habitantes é de apenas 50,32.
- B. Segundo especialistas, o jornalismo cidadão se tornará ainda mais onipresente à medida em que as tecnologias vestíveis (wearable) forem mais triviais e o custo de aquisição seja reduzido.
- C. Dois exemplos conhecidos de jornalismo cidadão são: a Primavera Árabe na Praça Tahrir, no Cairo (Egito), e o protesto Occupy Wall Street, em Nova Iorque, ambos em 2011.
- D. Em relação à distribuição de notícias, embora exista grande valor em veicular informações precisas o mais rápido possível, há também o risco de se espalhar rapidamente os erros de informação.