Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - NR 04 - Serviços Especializados em Eng. de Segurança e em Medicina do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Entre as competências dos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT está o de registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes de trabalho, preenchendo os quesitos descritos no modelo de mapa constante no Quadro III da Norma Regulamentadora 4. A respeito de tais quesitos, é correto afirmar que
o Índice de Avaliação da Gravidade – IAG é obtido multiplicando-se o número de acidentes com afastamento superior a 15 dias por 106 e dividindo-se o resultado pelas Horas Homem de Exposição ao Risco.
para calcular Dias/Homem Perdidos, deve-se tomar o número total anual das horas efetivamente não trabalhadas pelos empregados acidentados e dividir esse número pelo número de horas da jornada diária de trabalho na empresa.
a Taxa de Freqüência – TF é calculada multiplicando-se o valor de Dias/Homens Perdidos por 106 e dividindo esse resultado pelo número total de acidentes do trabalho com afastamento.
a Taxa Ponderada de Gravidade – TPG é obtida multiplicando- se o número de Horas de Exposição ao Risco por fator relativo à gradação de risco da atividade da empresa e dividindo-se esse resultado pelo número total de acidentes.
o valor do Índice Relativo Total de Empregados – IRTE é obtido dividindo-se o número absoluto de acidentes com afastamento pelo número de empregados e multiplicando- se o resultado por 10³.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...