Podemos entender por Meios de Comunicação de Massa (MCM) todos os meios que transmitem informações para as massas, como os jornais, o rádio, TV, cinema, etc. Em relação aos MCM, não se pode afirmar que
Quando falamos em Meios de Comunicação de Massa, compreendemos por Massa um aglomerado de indivíduos ou pequenos grupos desligados entre si, anônimos e heterogêneos, que apresentam diferentes idades, níveis culturais, econômicos, etc.
Uma das hipóteses sobre a origem dos MCM diz que a cultura de massa iniciou-se como um fenômeno ligado à industrialização e à criação da sociedade de consumo. Isso ocorreu no século XVIII, a partir da Revolução Industrial.
Tendo em vista que os Meios de comunicação de Massa apresentam conteúdo muito variado, que abrange desde filmes com cenas de violência e pornografia até programas educativos, existe uma polêmica muito grande sobre a contribuição dos MCM para a socialização da cultura e a melhoria da educação e do senso crítico da população.
Estudiosos acreditam que os MCM estão perdendo território para uma sociedade de redes, acelerada pelo uso dos computadores. Isso elevaria o padrão de qualidade dos programas e o grau de expectativa do público consumidor.
A Linguagem audiovisual em nada tem a ver com os MCM, pois elas minimizam fatores sensoriais e emotivos que levam o telespectador a se identificar e projetar nas personagens, vivenciando suas emoções e associando às suas próprias experiências de vida.
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