A respeito das características do rádio, pode-se dizer que:
- A. o radioteatro ainda é o único tipo de programa transmitido pelo rádio no Brasil e o motivo da manutenção desse veículo no gosto popular.
- B. depois do advento da televisão, o rádio quase foi extinto e nunca mais recuperou os níveis de penetrabilidade que ostentava nos anos 1930 e 1940, tidos como a Era de Ouro do rádio no Brasil.
- C. já perdeu sua hegemonia em termos de penetrabilidade social, em razão da rápida popularização dos aparelhos de televisão digitais portáteis e da adoção da linguagem radiofônica pelas emissoras de televisão.
- D. ainda é o veículo de maior penetração no Brasil, o que se deve, entre outros fatores, à simplicidade de sua linguagem, ao fato de tocar muita música, à possibilidade de ouvi-lo concomitantemente à realização de muitas outras tarefas (inclusive dirigir carro), embora os custos dos aparelhos receptores e de produção já tenham superados os da televisão.
- E. ainda é o veículo de maior penetração no Brasil, o que se deve, entre outros fatores, à simplicidade de sua linguagem e ao fato de tocar muita música, à possibilidade de ouvi-lo concomitantemente à realização de muitas outras tarefas (inclusive dirigir carro), ao baixo custo e portabilidade dos aparelhos receptores e, comparativamente à televisão, ao menor custo de produção e de equipamentos.