Uma das maiores polêmicas em relação aos processos produtivos da mídia é o questionamento sobre a possibilidade e a validade de uma filosofia editorial transparente. Dentre as situações descritas abaixo, assinale a que corrobora com essa idéia.
Em novembro de 1993, a Veja denunciou a movimentação de US$ 1 milhão nas contas do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Ibsen Pinheiro. Depois de imprimir 1,2 milhão de exemplares da revista, a equipe de checagem descobriu que a informação estava errada, mas, mesmo assim, veiculou os exemplares. Em agosto de 2004, na IstoÉ, o jornalista responsável pela reportagem fez um mea culpa.
A Rede Globo de Televisão rejeitou o quadro Fora do ar, preparado para o programa Fantástico, em agosto de 1998. Nele, o videomaker Marcelo Tas descortinava os dispositivos de estruturação das mensagens televisivas. Utilizando o teleprompter de forma irônica, fez o ex-prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, recitar Shakespeare e a mulata Globeleza, Valéria Valenssa, falar sobre globalização.
A convite da Rede Globo, um grupo de professores da USP acompanhou uma reunião de pauta do Jornal Nacional, em novembro de 2005. William Bonner, apresentador e editorchefe do JN, informou aos convidados que uma pesquisa identificou o perfil do telespectador-médio do telejornal. Na redação, esse telespectador, que tinha dificuldades para entender notícias complexas, foi apelidado de Homer Simpson.
Na edição de 26 de setembro de 2002 do Bom Dia Brasil, da TV Globo, o apresentador disse que o programa faria uma série de entrevistas ao vivo com os quatro principais candidatos à presidência. A promessa era a de debater propostas e discutir o programa de governo de cada um. E o objetivo era o de ajudar o eleitor a decidir o voto.
No editorial Carta Capital escolhe Lula, de 2 de outubro de 2002, Mino Carta surpreendeu a classe jornalística. Nele, o dono da revista declarou seu voto no então candidato petista à presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, em um texto que também discutia o comportamento da mídia brasileira em época de eleições.
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