Tendo em vista o trinômio comunicação, ideologia e poder, é possível admitir que a mídia se tornou a instituição política mais notável da sociedade contemporânea.
Corrobora tal constatação a afirmativa de que a mídia:
promoveu a independência e a autonomia do processo político, desvinculando-o de suas intermediações, ao assumir a tarefa de produzir e veicular simbolicamente a realidade.
valorizou a ação política pelo conteúdo de suas proposições, coibindo quaisquer performances de ideólogos interessados em desempenhar papéis cujo fim é o espetáculo em si.
suplantou poderes, como o Parlamento, e superou instituições, como a Igreja e a Escola, na produção e disseminação de ideologias, condicionando tudo à sua lógica.
proporcionou a simetria do fluxo comunicativo democrático, dando a ele sentido unilateral, de forma a atingir cada vez mais receptores interessados em mensagens políticas.
revigorou sua função de quarto poder, ao instituir ferramentas prescindíveis ao jogo político, permitindo a cada cidadão observá-lo diretamente e interpretá-lo por conta própria.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...