No dia 27 de março de 2012, Luiz Egypto publicou no Observatório da Imprensa, o artigo Jornalismo na internet. Em linhas gerais, o texto aborda as mudanças gradativas que os meios de comunicação foram tento até a chegada da internet e as novas tecnologias, as quais exigem também novas posturas dos jornalistas. Abaixo um trecho retirado do artigo:
Se o jornalismo está em processo de mudanças, e isto é um fato, então os jornalistas precisam estar atentos às transformações que ocorrem à sua volta. O ambiente de trabalho de uma redação requer nativos digitais identificados com os fundamentos do ofício e, em concomitância, jornalistas mais experientes, migrantes digitais, capazes de transplantar as tradições do jornalismo clássico para o novo cenário em que a periodicidade é engolfada pelos fluxos informativos em tempo real, e o discurso de poucos para muitos cede lugar à participação estimulada dos leitores no processo de construção da informação.
A partir deste comentário, avalie e assinale a alternativa correta, com relação ao webjornalismo:
I - Rádio, TV e impresso têm processos de produção de noticiário iguais ao ritmo do jornalismo praticado na Web.
II - Na Web, o planejamento de pauta ocorre apenas em casos de matérias especiais.
III - O grau de instantaneidade - a capacidade de transmitir instantaneamente um fato das publicações em rede aproxima-se do atingido pelo rádio, o mais alto entre as três mídias tradicionais, seguido por TV e jornal.
IV - Na internet a notícia é publicada imediatamente, mesmo que em alguns casos, numa única linha, e ao longo do dia o conteúdo é atualizado e complementado.
Estão corretas apenas:
I, II, IV.
III, IV.
II, III, IV.
I, III.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...