Comunicação Social - Novas Mídias - Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social (ITEDES) - 2012
O texto a seguir serve como referência para as questões 33 e 34.
Durante os primeiros anos de jornalismo on-line no Brasil, não havia uma linguagem própria para produção de notícia que se adequasse às pecularidades do novo meio eletrônico e as matérias eram transpostas do jornal impresso para a tela, sem alterações no conteúdo. Com o passar do tempo, as redações foram explorando as oportunidades tecnológicas e as possibilidades informativas da internet, culminando no que se conhece atualmente por webjornalismo.
No livro Jornalismo na Internet, o autor J.B. Pinho descreve sobre a expansão da internet e o papel do jornalista neste meio. Levando em consideração as informações acima, aponte a alternativa que apresenta afirmação INCORRETA:
Em se tratando da instantaneidade, o webjornalismo ganhou mais destaque e relevância pela sua capacidade de oferecer uma cobertura imediata dos principais acontecimentos locais e mundiais, já que requer um aparato tecnológico relativamente acessível a qualquer jornalista.
As páginas de notícias na web também precisam seguir um conceito denominado arquitetura da informação, que orienta o webdesigner na construção e disposição dos recursos de interatividade, usabilidade e navegação.
Ferramentas do jornalismo on-line vêm trazendo novas influências em técnicas conhecidas do jornalismo, como a pirâmide invertida. No entanto, estas mesmas técnicas continuam presentes nos manuais de redação dos mais consagrados veículos noticiosos e nas ementas dos cursos de jornalismo.
A tendência é de que cada vez mais os sites de notícia substituam os meios de comunicação impressos como jornais e revistas. É a extinção do jornalismo arcaico.
É possível receber material noticioso sobre atualização dos sites e temas preferidos do usuário, através de um sistema de alerta chamado RSS (Really Simple Syndication).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...