Comunicação Social - Pesquisa em Comunicação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2004
A indústria cultural brasileira, da qual a televisão aberta é o carro-chefe, teve sua origem na afirmação do rádio como meio de comunicação de massa na década de 40 do século XX. No entanto, o seu crescimento manteve-se a reboque do desempenho global da economia do país, então semiindustrializada, de mercados regionalizados e restritos, ainda dependentes do setor agrário-exportador. Somente nos anos 60 e 70 do século XX, o desenvolvimentismo patrocinado pelos militares trouxe consigo o advento de um mercado nacional, integrado e relativamente auto-sustentado embora desigual de bens culturais, quando a TV, operando em rede graças ao recém-implantado sistema nacional de telecomunicações, adquiriu peso determinante.
Com relação ao tema abordado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.
A era de ouro do rádio brasileiro, possível graças ao investimento publicitário no setor o maior entre os veículos da época , terminou devido ao deslocamento crescente da verba de propaganda para a televisão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...