Atividades de comunicação institucional não prescindem de pesquisas de opinião, uma vez que, em sua dinâmica própria, estas revelam avaliações feitas por distintos públicos acerca de um ou mais assuntos em pauta, todos concernentes à instituição.
A respeito da confiabilidade dos resultados de uma pesquisa de opinião, assinale a afirmativa correta.
Poderá confirmar suposições sobre o momento e o estado da opinião pública, oferecendo esclarecimentos, aportando informações e reorientando a organização de conceitos estabelecidos.
Refletirá uma dada realidade de fato, tal como a concebem os públicos internos e externos de uma instituição, expondo agora suas crenças de modo racional, isto é, sem apresentar uma interpretação valorativa.
Conduzirá à identificação, com pertinência e eficácia, da profundidade eventual de opiniões circulantes entre segmentos de um mesmo público, ainda que não haja reais condições de aferi-las em qualquer grau de rigor.
Recorrerá, em nome da fidedignidade, a entrevistas feitas a distância, por carta ou e-mail, com membros do público concernido, fortalecendo vínculos entre pesquisadores e pesquisados.
Servirá, além de outras finalidades, para reforçar perspectivas e pontos de vista vigentes na instituição em tela, abonando intentos de promoção pública de seus dirigentes e ocupantes de altos cargos.
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