Sobre o lead é INCORRETO afirmar que
todos os leads obedecem às regras de construção (O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como), devendo conter todas as respostas obrigatoriamente no primeiro parágrafo do texto; e somente no caso da reportagem ou fait divers tal não é sequer desejáve
é uma importante conquista da informação jornalística, pois representa a reprodução sintética da singularidade da experiência individual. As formulações genéricas são incapazes de reproduzir essa experiência.
o lead é o primeiro parágrafo da notícia e nele o leitor deverá encontrar resposta a seis questões fundamentais: O Quê, Quem, Quando, Onde, Por quê e Como; sendo que as duas últimas questões − Por quê e Como − podem, na maioria das vezes, omitir-se do lead, guardando-se para o parágrafo subseqüente.
o caráter pontual do lead, sintetizando algumas informações básicas quase sempre no início da notícia, visa à reprodução do fenômeno em sua manifestação empírica, fornecendo um epicentro para a percepção do conjunto. É por esse motivo que o lead torna a notícia mais comunicativa e mais interessante, pois otimiza a figuração singularizada da reprodução jornalística.
tipo de lead a utilizar depende, evidentemente, do caráter do acontecimento; sendo que só os leads diretos requerem depois a utilização da pirâmide invertida e, eventualmente, a construção por blocos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...