Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Uma das principais preocupações da arte retórica e da teoria da argumentação consiste em prescrever uma boa relação entre orador e auditório. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Quando delibera com um interlocutor, o orador poderá simular uma situação de argumentação, mas deverá estar consciente de que não está diante de um auditório.
Ao escrever um livro, um autor não o faz como se estivesse se dirigindo a um auditório, pois não está na presença física de uma audiência nem em uma situação argumentativa.
A segurança do orador quanto à universalidade de seus argumentos e sua respectiva estruturação lógica dispensa-o do conhecimento prévio daqueles que compõem o auditório.
Ao se dirigir a um auditório universal, o orador o fará como se falasse para toda a humanidade ou, pelo menos, para todos os seres humanos adultos e normais.
Quando delibera consigo próprio, não há necessidade de o orador se preocupar com a eficácia dos seus argumentos, pois, de fato, não está diante de um auditório.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...