Comunicação Social - Processo de Comunicação e Linguagem - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Sabendo que a eficácia do discurso depende da estratégia de argumentação adotada e de pressupostos da ética discursiva, assinale a opção correta.
Persuadir ou convencer não será uma questão estratégica quando o orador estiver seguro de que o auditório em foco é composto, em sua maioria, por pessoas adultas, competentes e dotadas de razão.
Os estudiosos da retórica e da argumentação concordam que a situação ideal de fala é aquela em que o orador detém poder sobre um interlocutor que lhe é subordinado.
Em um contexto argumentativo composto por pessoas livres e dotadas de razão, é tácita a compreensão de que a um orador, a quem se concede a primazia da palavra, se concede também a validação do chamado argumento de autoridade ou, em outros termos, da fala competente.
Em um contexto de razão comunicativa e, portanto, de ética discursiva, o melhor argumento sempre prevalecerá sobre os demais argumentos, tidos como perdedores.
Para se dirigir a um público focal, com suas características peculiares, a melhor estratégia será a da argumentação persuasiva.
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