Em uma situação hipotética, a equipe de comunicação do TRE-SP foi requisitada para analisar o veículo corporativo que está previsto em orçamento: jornal para o público interno, semestral, 16 páginas, 4 × 4 cores, papel couché 120 g com verniz UV em reserva nas fotos e nos títulos.
A conclusão correta desta análise será
- A. utilizar papel mais simples, com 4 páginas e menos sofisticação na impressão para poder transformar a periodicidade em mensal e tornar as notícias mais atraentes.
- B. direcionar este veículo para o público externo diante da sofisticação e periodicidade; com isso, a intranet será o veículo de comunicação para o público interno.
- C. ampliar o verniz UV para cobrir todas as páginas. O custo não se eleva tanto e essa técnica garante a durabilidade da publicação pelo tempo de circulação de seis meses.
- D. aumentar o número de páginas para 32, pois em seis meses há muitas novidades acumuladas que não poderão ser contempladas no formato proposto.
- E. investir este mesmo orçamento para veículos direcionados para o público externo, que é o real alvo de uma instituição pública.