Segurança e Saúde no Trabalho (Teoria e Normas) - Norma de Higiene Ocupacional 3 (NHO-3) - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
A ventilação industrial constitui, em relação ao ambiente, importante medida de prevenção e controle na Higiene do Trabalho. Assim,
cabe lembrar que, em ambientes com poeiras e fumos, os ventiladores que apresentam melhor desempenho para pressões baixas a moderadas são os centrífugos de pás curvadas para a frente.
quando o contaminante de baixo limite de tolerância ou alta toxicidade tiver pontos de geração dispersos no ambiente, a ventilação geral exaustora, que movimentará um grande volume de ar, deverá usar ventiladores centrífugos.
para o transporte de gases poluentes, a velocidade nos dutos pode ser de 5 a 10 m/s, pois não há sedimentação que, para ser evitada no transporte de partículas sólidas, exige uma velocidade mínima de transporte, que varia de 10 a 25 m/s.
na escolha dos ventiladores mais adequados para determinado ambiente, deve-se considerar que, pela Lei dos Ventiladores, a vazão é função, entre outros, da rotação do ventilador e a potência é proporcional ao quadrado dessa rotação.
é importante saber, pela repercussão dessa informação no dimensionamento do sistema, se é possível utilizar ventiladores centrífugos axiais, que não são recomendados para grandes cargas de poluentes pegajosos e corrosivos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...