Conforme estudado na Higiene do Trabalho, os agentes físicos incluem várias formas de energia que, presentes no ambiente de trabalho, podem acarretar danos à saúde do trabalhador, sendo que
- A. no caso do calor, o Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo IBUTG sofre influência da temperatura do ar, do calor radiante, da velocidade e da umidade do ar, não considerando condições especiais, como o aquecimento por fontes de microondas ou radiofrequência.
- B. a exposição ocupacional aos ultrassons, que são mais facilmente transmitidos através do ar apenas em frequências relativamente altas, acima de 30 000 Hz, representa risco sério apenas para contato continuado com a superfície vibrante.
- C. a radiação ultravioleta com comprimento de onda inferior a 200 nm é fortemente refletida pelo ar, fazendo com que as radiações ultravioleta que se aproximam da radiação ionizante sejam aquelas que apresentam maiores riscos.
- D. em face da dificuldade de parametrizar o acoplamento mecânico entre a mão do trabalhador e a ferramenta vibratória, considera-se excedido o limite de tolerância para vibração localizada quando todos os três eixos apresentarem valores superiores à exposição total admissível.
- E. nos trabalhos sob pressão maior que a atmosférica, o nitrogênio, normalmente diluído no sangue, atua como asfixiante químico, podendo provocar irritação aguda nos pulmões em pressões superiores a 10 atm e até perda de consciência para pressões superiores a 15 atm.