Comunicação Social - Relações Públicas, Imagem e Assessoria de imprensa - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
"A distribuição de informação é uma das atividades que foi mais dinamizada pelas NTC [novas tecnologias de comunicação]. A tecnologia de distribuição de releases evoluiu do papel, passando pelo telefone, telex, fax, e agora está generalizando-se, cada vez mais, na forma de e-mail." (PENTEADO FILHO, R. C. Assessoria de Imprensa na era digital. In: Assessoria de Imprensa e relacionamento com a mídia São Paulo: Atlas, 2003, p. 348)
Sobre o uso do correio eletrônico e da internet pelos setores de comunicação das organizações, o autor observa que:
a instantaneidade da distribuição e o maior número de veículos jornalísticos atingidos são vantagens indiscutíveis, mas o custo final tende a ser desvantajoso;
os e-mails únicos e gerais, dirigidos a um público indistinto, são os que melhor se adéquam ao fluxo contínuo de informação dirigido às redações;
como a produção de informativos digitalizados é mais complexa e requer mais tempo, ao utilizá-los, as assessorias precisam abreviar as tarefas de apuração e redação;
jornalistas, na função de editores, e assessores de imprensa se tornam mais visíveis e são mais facilmente atingidos pelas mensagens veiculadas;
diante da sobrecarga de trabalho nas redações, uma providência eficaz é delegar a uma secretária o serviço de pré-seleção do conteúdo recebido na caixa de e-mails.
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