O assessor de imprensa de uma organização de direitos humanos propõe às emissoras de TV uma pauta sobre a situação dos trabalhadores nos canteiros de obras de barragens para usinas hidroelétricas. Durante o folow up, o assessor teve como retorno que a pauta, da forma como foi proposta, nã o está adequada à linguagem televisiva.
Do ponto de vista da linguagem jornalística, a
- A. pauta não apresenta fontes adequadas para TV, ou seja, com dicção correta e que façam respostas dentro do tempo ideal para uma reportagem de cerca de um minuto e meio.
- B. pauta carece de notabilidade, acontecimentos tangíveis têm mais valor-notícia. Portanto, uma sugestão de pauta sobre uma greve de trabalhadores ou que mostre acidentes de trabalhos têm mais notabilidade para TV do que falar de forma geral sobre condições de trabalho.
- C. notícia não é relevante. Como o tempo na TV é muito caro, notícias das editorias de política e economia são prioritárias nos processos de seleção.
- D. pauta não tem consonância, ou seja, não se encaixa em outros casos já divulgados pelos meios de comunicação e que sejam de fácil compreensão dos telespectadores.
- E. sugestão demanda o uso de câmeras escondidas e outros recursos do jornalismo investigativo que não são compatíveis com os orçamentos da maioria das emissoras de TV.