Comunicação Social - Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
Em regras gerais, a utilização de siglas na redação de releases e textos jornalísticos e publicitários tem por função facilitar a leitura e diminuir a repetição de palavras que cansam o leitor. Porém, mais que objetivas, as siglas precisam ser claras sem deixarem dúvidas acerca de seu significado. Assinale a única alternativa INCORRETA em relação ao uso das siglas:
Siglas com quatro letras ou mais devem ser escritas somente com a inicial em maiúscula, quando cada uma de suas letras ou parte delas é pronunciada separadamente, ou com todas as letras maiúsculas, quando formam uma palavra pronunciável.
Deve-se citar apenas siglas já existentes ou consagradas; a sigla e o nome que a originou são escritos de maneira precisa e completa, de acordo com a convenção ou designação oficial.
Quando mencionadas pela primeira vez no texto, deve-se escrever primeiramente a forma por extenso, seguida da sigla entre parênteses, ou separada por hífen.
Siglas com até três letras são escritas com todas as letras maiúsculas.
No caso de siglas de origem estrangeira, deve-se adotar a sigla e seu nome em português, quando houver forma traduzida, ou adotar a forma original da sigla estrangeira, quando esta não tiver correspondente em português, mesmo que o seu nome por extenso em português não corresponda perfeitamente à sigla.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...