No que concerne às técnicas de redação jornalística, assinale a alternativa correta.
- A. O lead deve condensar a notícia de maneira tão efetiva que o leitor se considere informado apenas com a leitura do primeiro parágrafo da matéria ou com, no máximo, um olhar para o fim do texto, que complementaria o que ele leu nas primeiras três linhas da matéria.
- B. O lead e o sublead são artifícios de técnica narrativa jornalística que caíram em desuso na imprensa atual, tendo em vista que o advento da internet e das redes sociais trouxe um novo modo de escrita para os meios de comunicação, no estilo dos blogs: mais leve, mais informal.
- C. O sublead deve ressaltar fatos secundários em detrimento do lead, a fim de mostrar um outro enfoque de informações para o texto, para que o leitor as confronte com os dados principais fornecidos pelo lead.
- D. O sublead permite ao repórter certa liberdade que não lhe é facultada ao redigir o lead, como utilizar sem explicação nome, expressão, termo ou vocábulo cujo conceito não seja tão claro à maioria do público-alvo. Também permite que o repórter comece o segundo parágrafo com o uso de advérbios ou do verbo na forma nominal do gerúndio, que são artifícios textuais geralmente não recomendados durante a formulação do lead.
- E. O lead tem de ser tão conciso quanto possível e fornecer, em poucas linhas, de preferência em um único (e no primeiro) parágrafo do texto, as principais informações para a compreensão da notícia, devendo ser redigido preferencialmente na ordem direta do enunciado (sujeito, verbo e complementos).