Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
O fenômeno ao qual damos o nome de globalização se relaciona, inicialmente, à instantaneidade da transmissão eletrônica da informação, agora realizada em escala planetária.
Considerando este aspecto, assim se caracterizam os novos meios de comunicação:
sob a égide da supremacia do mercado, a mundialização dos interesses comerciais tem feito com que produtos audiovisuais da mídia passem, obrigatoriamente, a incluir informações digitalizadas e discretas;
a globalização se constitui também em processo de convergência midial, seja de maquinário, seja de programas, seja de dispositivos de propriedade e de controle, seja, ainda, de sistemas de operação;
a nova economia dos meios, que se vem expandindo em escala global, exige que a mídia universal rapidamente se adapte a exigências inéditas de recepção de informações por parte de um público seleto e heterogêneo;
uma globalização de bens culturais e produtos simbólicos, apresentados a mercados sempre mais ávidos por novidades, tem resultado em uma comunicação desmaterializada e, em caso-limite, desumana;
a expressão mundial de um sistema midial implica novos vínculos entre o simples e o complexo, o local e o global, atuando intensamente em processos de comunicação que se estendam às menores dimensões do planeta.
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