Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 2007
Leia o trecho abaixo:
As tecnologias revolucionaram, profundamente, nossa sociedade, mas a amplitude e a natureza dos seus efeitos são temas muito controversos. Autores como Trivinho e Pierre Lèvy enxergam uma mudança radical e benéfica, a tecnologia como um novo e superior estágio da humanidade. No entanto, é possível questionar diversos princípios fundamentais que fundamentam essa visão. Assinale a alternativa cuja afirmação é um argumento válido contra a posição de Trivinho.A tecnologia não pode portar nenhuma visão de mundo, posto que um aparato tecnológico só se define em função da apropriação que a sociedade faz dele.
A tecnologia, fruto da razão tecnológica, não pode fundar nenhum modo de vida sui generis, posto que nenhuma ruptura pode nascer do seio de uma sociedade, mas apenas como resultado de fatores externos, de elementos outsiders.
Uma nova fase cultural e tecnológica não pode ser uma ruptura: é apenas a reorganização da sociedade em outros termos, em outras bases, mantendo a lógica que a regula.
A tecnologia não redimensiona a política, a economia e a cultura, pois elas têm vida autônoma, se constituem em campo diferenciado da técnica.
O modo de vida que a tecnologia instaura enclausura as pessoas, leva-as a um mundo irreal. Não pode, portanto, ser considerado uma nova visão de mundo
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...