Comunicação Social - Tecnologias e Novas Tendências na Comunicação - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
No mundo da informática, uma questão que ainda se põe é a da compatibilização terminológica entre sistemas de informática.
Tal questão está posta pelo seguinte motivo:
com o crescimento da utilização de arquiteturas desenvolvidas em ambiente web, a par de interfaces abertas de acesso a banco de dados, tecnologias de mediação e padrões de formato para troca de dados multiplicaram-se e, paradoxalmente, tornaram-se mais acessíveis.
no que toca ao tratamento e à recuperação da informação, a precisão é requisito essencial, uma vez que uma dada solicitação de busca fará supor algum controle terminológico, mesmo que dissociado da valia das informações recuperadas em meio eletrônico.
há poucas ferramentas semânticas disponíveis em meio informatizado, impossibilitando maior acesso a bibliotecas digitais e virtuais destinadas à gestão do conhecimento e inviabilizando quaisquer processos de integração de informações entre pesquisadores.
distribuídos em distintos conjuntos de conceitos padronizados, termos e definições, além de protocolos de acesso, devem ser aceitos por uma comunidade no âmbito de um domínio, estabelecendo-se como ferramentas semânticas de suporte à sua interoperabilidade.
no âmbito dos sistemas de recuperação de informação, organizá-las e recuperá-las sempre dependeu da tecnologia a eles associada, fazendo com que, à falta de ferramentas de acesso adequadas, nem todas as bases de dados possam ser acessadas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...