Questão número 333271

Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar

  • a.

    a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.

  • b.

    a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.

  • c.

    o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.

  • d.

    o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.

  • e.

    a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...