Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Há muitas listas de valores-notícia que tornam uma mensagem noticiável (newsworthy attributes). Galtung e Ruge (1965) foram os primeiros autores a chamarem a atenção para a existência de critérios de noticiabilidade dos acontecimentos que se sobrepunham à ação pessoal do jornalista, embora sem a eliminar, e que determinariam as possibilidades de uma mensagem passar pelos vários gates numa organização noticiosa. Entre os critérios de noticiabilidade, pode-se selecionar
a proximidade, momento do acontecimento, significância, proeminência, consonância, continuidade e composição.
a oportunidade, interesse do leitor, rapidez, vida social, pressuposição e perfil do veículo.
o furo jornalístico, acessibilidade, interesse do veículo, fidelidade da fonte e interesse do leitor.
o ator social de interesse (Olimpianos), critérios de evento notícia, consonância com as normas sociais e sentido afetivo.
a relatividade subjetiva, sinergia entre a fonte e o veículo, ênfase informativa e o entretenimento.
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