Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
Entendida como um somatório de características que a um só tempo identificam e diferenciam os homens, a cultura do último século foi assimilada a uma "comunicação de massa".
Isto ocorreu pelas razões a seguir:
pelo elevado grau de envolvimento desta novel modalidade de comunicação com as chamadas indústrias da cultura, que recorrem a spots publicitários para forçar a venda de um sem-número de produtos massivos de rápida obsolescência;
ela difusão imediata de mensagens midiáticas elaboradas com finalidade comercial, que devem atingir e impactar um público massificado, ocupando sua atenção, despertando seu interesse e o conduzindo para fora de suas áreas de origem;
pelo volume de formas institucionalizadas de produção e disseminação de mensagens públicas, que operam em larga escala e atuam por meio de complexas formas de mediação, tais como as que realizam o jornal, o cinema, o rádio e a televisão;
pelo virtualmente incontável número de indivíduos que a ela aderem, sendo então considerados parte constitutiva de uma totalidade homogênea e nivelada por padrões conservadores de consumo de bens simbólicos, assim como de mensagens midiais;
pela sobredeterminação de vínculos a veículos como a revista, o rádio e a TV em conceber, elaborar, apresentar e promover, de modo maciço, produtos massivos e idéias massificadas, destinando-os ao consumo de milhares de indivíduos.
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