Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Assinale a alternativa correta para a relação entre a prática jornalística, os processos de significação e os paradigmas e modelos ligados às teorias da comunicação.
Qualquer jornalista sabe que a produção de sentido prova que toda comunicação é uma troca de mensagens na qual o que é dito pelo emissor é idêntico ao que é compreendido pelo receptor.
É consenso entre os teóricos que comunicação é sinônimo de comunicabilidade e que o jornalista, ao produzir o senso comum através de sua expressividade individual, evita as simplificações sobre os fatos.
Como a comunicação é um fenômeno da natureza e não uma característica exclusivamente humana, é importante que o jornalista estude a teoria e os processos de significação para nunca se desviar da verdade do mundo real.
Apoiada em índices de audiência, uma visão pragmática da comunicação pode fazer com que o jornalista acredite ser possível prever a reação do público, privilegiando o sucesso da matéria e não o conteúdo da informação.
Nos Estados Unidos, a semiologia linguística originou a teoria crítica da Escola de Frankfurt, para a qual o jornalismo dos meios de comunicação massivos é a única forma de significação que permite a reflexão crítica do povo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...