Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2007
Como nos lembra o professor Nilson Lage, em Ideologia e Técnica da Notícia, "a realidade é multipla, simultânea. A língua, linear e seqüencial. (...) Para construção de um texto, portanto, é necessário selecionar os dados e ainda ordená-los". Na linguagem jornalística as informações para o lead clássico são selecionadas e ordenadas do seguinte modo:
o lead clássico deve responder, sempre nessa ordem, as seguintes perguntas: Quem?, o que?, quanto?, como? , por quê? e onde? ;
o lead clássico deve apresentar de maneira narrativa e cronológica as informações sobre quem fez o que, quando, onde e por quê;
o lead clássico deve começar sempre por um tópico frasal e ter de quatro a seis linhas com as informações que o repórter considerar mais chocantes para o leitor;
o lead clássico não possui estilo nem informações prédeterminadas e deve basear-se exclusivamente na subjetividade do repórter;
o lead clássico deve ordenar os elementos da proposição quem, fez o que, quando, onde , como e por quê – a partir da notação mais importante, excluído o verbo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...