Na estrutura tradicional, largamente descrita na bibliografia e aceita na prática profissional, o primeiro parágrafo da notícia de um jornal impresso corresponde ao lead, com o qual o jornalista visa:
- A. contribuir para uma leitura mais atenta e demorada por parte do leitor padrão, que, mesmo tendo tempo, nos dias atuais, para ler todas as notícias até o seu final, prefere ser conduzido por um resumo apresentado no início.
- B. diferenciar radicalmente a linguagem jornalística da linguagem científica, aproximando-a da leveza e da beleza estética da literatura.
- C. dar ao jornalismo o mesmo método de exposição comumente adotado para a redação de um texto científico, cujo objetivo é apresentar a conclusão detalhada da pesquisa logo no início e descrever o método e contexto na seqüência.
- D. facilitar ao leitor a escolha das notícias e a retenção dos seus aspectos mais importantes, a partir das respostas às cinco perguntas fundamentais: quem (fez), o quê, quando, onde e como, às quais muitos autores costumam acrescentar mais uma: por quê, como parte do próprio lead ou como desdobramento deste.
- E. atrair a atenção do leitor e conduzi-lo para o último parágrafo da notícia, no qual são apresentadas as respostas às seis perguntas fundamentais: quem (fez), o quê, quando, onde, como e por quê.