Para Ericson, Baranek e Chan (1987), o profissionalismo no jornalismo consiste na capacidade de o jornalista possuir um conjunto de saberes profissionais: o "saber de reconhecimento", o "saber de procedimento" e o "saber de narração". Em relação às idéias dos autores citados, podemos afirmar que:
- A. o saber de reconhecimento é a capacidade de o jornalista reconhecer as fontes de informação e os dados adequados para o bom desenvolvimento do texto jornalístico.
- B. o saber de reconhecimento de um jornalista é o seu "faro para a notícia", a sua capacidade de identificar o que tem valor como notícia .
- C. o saber de procedimento é a habilidade do jornalista para realizar com naturalidade suas tarefas em situação de exposição pública.
- D. o saber de narração consiste na capacidade de narrar a sucessão dos acontecimentos cronologicamente, sem compromisso com quaisquer regras estilísticas.
- E. o saber de procedimento é a competência que permite ao jornalista selecionar os acontecimentos com potencial para se tornarem notícia.