"O jornalismo, então, seria usado para interpretar a informação científica e produzir conhecimento sobre a realidade."
(PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2005. p. 206.
Este trecho refere-se ao chamado jornalismo científico, que se encontra na seguinte situação hoje no Brasil:
- A. a ciência ainda não ganhou o status de editoria nos principais veículos de comunicação, embora já existam publicações e programas de rádio e televisão exclusivamente dedicados ao tema, nem é suficientemente abordada pelos veículos universitários.
- B. embora há muito tempo a ciência já seja uma das principais editorias do jornalismo brasileiro, curiosamente ainda não é assunto suficientemente abordado pelos veículos universitários.
- C. segundo diversos autores, a relação entre os cientistas e jornalistas já não é mais conflituosa e esse é o motivo que faz com que a ciência seja o tema que recebe hoje a maior cobertura do jornalismo brasileiro.
- D. o conflito entre a linguagem científica e a linguagem jornalística já está totalmente superado no Brasil, ao ponto de os cientistas já estarem adotando em larga escala a linguagem jornalística nos seus trabalhos, com o intuito de popularizá-los.
- E. a ciência só não é o assunto que recebe a maior cobertura por parte da mídia porque a produção científica brasileira é de baixa qualidade.