Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
De acordo com Muniz Sodré (2002), não é possível fazer a prova sociológica da influência televisiva como causa determinante, em última instância, de uma vitória eleitoral. Assinale a alternativa que exemplifique corretamente o que diz o autor.
A mídia dominante controlada pelo presidente peruano Alberto Fujimori desfavoreceu o candidato da oposição à presidência em 2000, Alejandro Toledo, que, valendo-se de sua origem quíchua, conseguiu ir para o segundo turno.
A vitória de Jacques Chirac, em 1988, comprova a tese de que o voto responde positivamente à maneira manipulativa do Grande Irmão orwelliano.
É reconhecidamente falaciosa a idéia da legitimação pelo regime de visibilidade pública hegemônico ou a possibilidade de que alguém vote em um político simplesmente porque ele aparece no espaço publicitário legal que lhe foi reservado.
A chamada agenda midiática do democracismo comercial é sinônima da absoluta doutrinação de idéias em consciências dispostas como tábula rasa, principalmente em períodos de eleição presidencial.
As avaliações estritamente políticas do papel da televisão no processo eleitoral de 1994 minimizam o peso dado à manipulação das imagens globais no polêmico debate final entre os dois candidatos à Presidência da República.
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