Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
O século XX foi profícuo no que se refere ao surgimento de correntes e tendências que vieram compor o chamado pensamento comunicacional. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
A principal contribuição da teoria empírica de campo consistiu na validação da teoria hipodérmica, ao constatar, ao longo de décadas, a supremacia absoluta dos mass media sobre outras agências de socialização, tais como: religião, política e família.
Um dos problemas constitutivos do campo teórico da comunicação de massa foi o sistemismo, ou seja, a transposição mecânica para o campo das ciências sociais e humanas de categorias e analogias oriundas das ciências exatas e naturais.
A permanência da teoria hipodérmica como o paradigma mais sólido do pensamento comunicacional deve-se ao fato de a assimilação acrítica de conteúdos midiáticos pelas massas continuar sendo verificada como uma constante nas pesquisas sobre efeitos.
A fragilidade da teoria da persuasão foi apontada pelos estudiosos dos fenômenos da comunicação de massa que identificaram nela a confirmação de um dos pressupostos básicos da teoria hipodérmica, qual seja, o de que o meio é a mensagem.
Os contestadores da teoria crítica acreditam que a influência sistêmica dos meios de comunicação de massa é intrínseca aos contextos totalitários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...