Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
Proposta por Elisabeth Noëlle-Neumann em 1973, a Teoria da Espiral do Silêncio afirma que
o poder dos proprietários dos meios de comunicação é tão grande que nada resta à população a não ser aceitar as mensagens por eles difundidas como verdadeiras.
o poder dos proprietários dos meios de comunicação estende-se como tentáculos por todas as áreas da sociedade e a população deve calar-se e aceitar todas as imposições por eles feitas.
os meios de comunicação tendem a dar mais espaço às opiniões que parecem dominantes e originárias de uma minoria ativa e com facilidade de acesso a eles, fazendo com que as suas opiniões sejam percebidas como se fossem não de um grupo minoritário da sociedade, mas da maioria silenciosa.
os meios de comunicação tendem a dar mais espaço para a opinião das pessoas que estejam dentro dos padrões de moda e de beleza vigentes em cada época.
os meios de comunicação apenas veiculam as opiniões de pessoas que sejam especialistas renomados de diferentes áreas do conhecimento humano e ligados a grupos parceiros seus.
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