Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2012
Na perspectiva do newsmaking, são analisados os critérios que definem a identificação de um fato como noticiável, ou seja, um acontecimento capaz de tornar-se notícia.
Entre esses critérios, também chamados de valores-notícia, encontra-se aacessibilidade à fonte, isto é, fatos que envolvem pessoas de maior proximidade com o público em geral tendem a conquistar maior atenção de leitores e espectadores.
importância dos envolvidos, isto é, informações envolvendo autoridades e personalidades de destaque interessam mais ao público do que aquelas centradas em desconhecidos.
novidade, isto é, informações que complementam notícias recentemente divulgadas são mais propensas à divulgação do que aquelas desconhecidas do público.
proximidade, isto é, acontecimentos ocorridos em países com maior prestígio na comunidade internacional despertam maior interesse no público consumidor das notícias.
relevância, isto é, fatos que atingem um grupo específico de pessoas atraem mais a atenção do público do que aqueles que afetam um número indiscriminado de pessoas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...