Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Sobre a relação entre imprensa e esfera pública, contextualizada pelo texto e sob a acepção e o desenvolvimento histórico da comunicação, assinale a alternativa incorreta.
Os efeitos políticos da relação foram imediatos. A imprensa significou o fim completo do monopólio do conhecimento pelas instâncias religiosas e universitárias, embora não tenha alterado as relações de poder.
A invenção da imprensa gerou um fluxo de ideias em uma velocidade até então inimaginável. A reprodução em larga escala de livros e folhas diversas alterou as relações do ser humano com o conhecimento. A troca de ideias chegava a quem soubesse ler ou estivesse em volta para ouvir.
Os meios de comunicação asseguram a vida social de uma ideia. Uma vez lançada ao debate público, um pensamento poderia ser apoiado ou contrariado, mas não ignorado.
Espaço de discussão social, a esfera pública permitiu a construção de um tipo de consenso, a opinião pública, instrumento de pressão forte o suficiente para colocar em xeque os poderes estabelecidos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...