Comunicação Social - Teorias da Comunicação e Estudos Comunicacionais - Instituto Nacional de Educação (CETRO) - 2012
Quando se está diante de uma informação, ela é enquadrada nos esquemas prévios de percepção do leitor. Esses esquemas, em uma definição simples, são o conhecimento da pessoa. Essas referências vêm de algum lugar, e essa é uma das premissas mais importantes do modelo do Efeito de Enquadramento: os esquemas de recepção da informação são igualmente construídos pela mídia. Sobre a hipótese do Efeito de Enquadramento, assinale a alternativa correta.
Há uma tendência dos segmentos da mídia em pensar de maneira semelhante, diferentemente dos receptores, que tendem a pensar de maneira diferente. O público tende a modificar referências provenientes das mensagens dos meios de comunicação.
A informação parece imprecisa e duvidosa na medida em que os esquemas mentais do público usados para compreender aquela informação são em boa parte originários da própria mídia.
A apreensão da realidade pela mente é um processo reflexivo da mente humana: o conhecimento da realidade só é possível a partir de categorias de conhecimento previamente construídas.
Na hipótese do Efeito de Enquadramento, os quadros de referência a partir dos quais se compreende a mensagem são construídos pela mídia de maneira diferente.
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