Para explicar a influência que os meios de comunicação exercem sobre a construção social da realidade, muitas teorias foram criadas por semiólogos e estudiosos de diversas áreas. Uma dessas teorias preconizava que uma mesma mensagem midiática destinada a um público de massa afetava, da mesma forma, todos os indivíduos, com efeitos uniformes e homogêneos. Com base no exposto, é correto afirmar que se trata da teoria
- A. hipodérmica, cujos objetivos tinham por finalidade conhecer os anseios populares, a fim de poder suprir suas legítimas carências e dirimir os fatores sociais que eram geradores da desigualdade e da opressão.
- B. da persuasão, cujos objetivos levam em conta a necessidade de manipulação da opinião pública, a fim de gerar uma satisfação duradoura e controlável no tocante à atuação estatal em suprir expectativas sociais.
- C. funcionalista, segundo a qual o indivíduo é estudado a partir da própria ação social, pelos valores que considera e pelos modelos sociais que ele adquire em comunidade.
- D. hipodérmica, cujos objetivos giravam em torno da procura por uma forma de entender as influências da comunicação no comportamento social para a partir disso ser possível pensar em estratégias para exercer influência comportamental sobre a população.
- E. da persuasão, cujos objetivos não seriam de dominação ou manipulação social, mas sim de convencimento, compreendendo o indivíduo como um ser único, inserido no próprio contexto sociocultural e político.