Conhecimentos Bancários - Ascensão interna - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Ao longo do tempo, as técnicas para gerenciamento de risco de crédito, como, por exemplo, o desenvolvimento de modelos de mensuração de risco, tornaram-se cada vez mais sofisticadas. Com relação a esses modelos e aos conceitos a eles inerentes, julgue os seguintes itens.
I A perda esperada corresponde à necessidade de capital no mês de referência e poderá afetar o grau de solvência de uma instituição.
II O risco de uma operação de crédito, que se baseia nas características da própria operação, tais como valor, garantias e prazos, independe do risco do cliente.
III O credit scoring é um modelo de avaliação da qualidade do crédito de clientes, especialmente pessoas físicas, que leva em consideração fatores como renda, profissão, tempo de residência, patrimônio, entre outros.
IV O modelo de credit rating é utilizado para classificar as empresas em categorias de risco de crédito. Por sua natureza, esse modelo considera apenas critérios quantitativos, obtidos a partir dos indicadores financeiros extraídos das demonstrações contábeis da empresa ou do grupo econômico.
V A frequência esperada de inadimplência (FEI) é uma medida que representa o risco de o devedor deixar de honrar suas obrigações financeiras em dado horizonte de tempo e baseia-se no histórico de anotações cadastrais do cliente, entre outras informações.
Estão certos apenas os itens
I e II.
I e V.
II e IV.
III e IV.
III e V.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...