Conhecimentos Bancários - Bancos comerciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Conselho de Administração do BB aprova, anualmente, as políticas e diretrizes de gestão de risco operacional, que devem atender às disposições do Acordo de Basileia II e aos requisitos da Resolução n.º 3.380. A respeito das orientações da política vigente no BB, assinale a opção correta.
Os riscos operacionais relevantes inerentes a produtos, serviços, atividades, processos e sistemas são identificados e avaliados somente após os seus lançamentos.
Os sistemas de informação do banco são substituídos periodicamente para evitar que funcionários antigos adquiram conhecimento suficiente das rotinas operacionais para cometerem fraudes.
Na gestão de riscos operacionais, o importante é estabelecer procedimentos confiáveis, sendo irrelevantes, nesse processo, os custos e as atividades prestadas por terceiros.
O controle e o monitoramento do risco operacional são focados nas consequências financeiras — eventos de perdas operacionais — e nas causas — materializadas nos dois únicos fatores de risco: pessoas e eventos externos.
Periodicamente, são definidos níveis de tolerância a riscos operacionais, para que se possa mitigá-los ou absorvê-los.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...