Lagoas de estabilização são grandes tanques com profundidades que variam geralmente entre 1 e 4 metros, onde as águas residuárias são tratadas inteiramente por processos naturais. Ainda com relação a esse processo de tratamento, pode-se afirmar que, EXCETO:
- A. As necessidades de manutenção são mínimas, podendo ser executadas por pessoal não especializado, resumindo-se basicamente a corte regular da vegetação que protege o talude e a remoção de escuma.
- B. A remoção de patogênicos além de cistos e parasitos é consideravelmente maior do que nos outros processos de tratamento, sendo que a concentração de patogênicos pode chegar a menos do que 5000 CF / 100 mL.
- C. Podem suportar muito bem choques de carga orgânica, embora sejam muito vulneráveis a sobrecargas hidráulicas, pela dificuldade em promover mudanças operacionais.
- D. O alto pH prevalecente nas lagoas favorece a precipitação dos metais pesados tóxicos sob a forma de hidróxidos, que poderão ser removidos do efluente pela acumulação no lodo do fundo.
- E. As algas produzidas nas lagoas são fonte potencial de alimento de alto teor proteico, o que pode s e r explorado conveniente e economicamente através da criação de peixes.