Pesquisas sobre o desenvolvimento infantil apontam que a criança nasce com condições para interagir com parceiros mais experientes, que lhe apresentam continuamente novas formas de se relacionar com o mundo, a fim de compreendê-lo e transformá-lo. Com base na afirmativa anterior, assinale a afirmativa INCORRETA.
- A. As experiências vividas no espaço da educação infantil devem possibilitar à criança o encontro de explicações sobre o que ocorre à sua volta e consigo mesma, enquanto desenvolvem formas de sentir, pensar e solucionar problemas. Nesse processo é preciso considerar que as crianças necessitam envolver-se com diferentes linguagens e valorizar o lúdico, as brincadeiras e as culturas infantis.
- B. A organização e o planejamento de situações pelos professores devem considerar que a educação das crianças na educação infantil possui especificidades que se caracterizam pelo processo ensino-aprendizagem, pautado em um modelo centrado no comando único do professor, modelo preponderantemente cognitivista e voltado à reprodução, pois, assim, elas têm maior resultado pedagógico.
- C. Aprender deve ser uma experiência significativa para a criança, além de integrar o que já conhece com aquilo que é novo para ela. Experiências, vivências, saberes e interesses infantis são pontos de partida para que novos conhecimentos sejam por ela apropriados em situações que lhe despertem o interesse frente ao inexplorado, ao desconhecido, ajudando-a a descobrir o desejo envolvido na investigação.
- D. As crianças se apropriam do patrimônio cultural de seu grupo social e têm acesso a itens significativos da produção histórica e cultural da humanidade, à medida que o professor garante no cotidiano escolar que elas vivenciem diferentes situações, nas quais tenham constante oportunidade de escolha, exercitem sua autonomia e conheçam as próprias necessidades, preferências e desejos ligados à construção do conhecimento e do relacionamento interpessoal.
- E. A criança tem voz própria e deve ser ouvida, pois é produtora de conhecimento de cultura e de uma identidade pessoal. Por meio dos relacionamentos que a criança estabelece, não só com os adultos, mas, também, com outras crianças, ela nomeia objetos, imita pessoas ou outros elementos que observou, traça desenhos, formula perguntas, elabora respostas, constantemente significando o mundo à sua volta, influenciando-o e sendo influenciada por ele.