O planejamento do trabalho das crianças na educação infantil com diferentes culturas e linguagens deve atender alguns critérios em relação aos seguintes materiais, EXCETO:
- A. Acessibilidade da criança aos CDs de música e aos livros, bem como a outros bens culturais.
- B. Equilíbrio entre a oferta de brinquedos convencionais tanto para o faz-de-conta quanto para os jogos de mesa e de materiais menos estruturados.
- C. Disponibilidade dos materiais necessários à expressão nas diferentes linguagens, tais como: objetos produtores de sons, materiais para desenhar, pintar, moldar, colar etc.
- D. Planejamento de atividades com a presença de objetos da própria cultura da comunidade, excluindo os de outras culturas, visto que estes em nada acrescentam à exploração e investigação das crianças.
- E. Acessibilidade e segurança dos materiais necessários ao movimento em suas diversas possibilidades para rolar, arrastar, puxar, empurrar, subir, chutar, equilibrar, acalentar, saltitar, abaixar, utilizar força, curvar e andar na ponta dos pés.