Uma empresa tem uma de suas portas de saída de emergência com acesso à sua área externa. Isto gera insegurança, pois facilita o acesso de estranhos às suas dependências internas. Seu presidente solicitou a instalação de dispositivo de travamento que permite abertura facilitada pelo interior do estabelecimento da empresa, objetivando garantir a segurança do seu patrimônio e de seus empregados. De acordo com a NR 23, o presidente desta empresa agiu
- A. erroneamente, pois a saída de emergência deveria ser fechada com cadeado, inclusive durante a jornada normal de trabalho, garantindo mais segurança à integridade física de seus empregados.
- B. corretamente, pois é permitido equipar saídas de emergência com o dispositivo descrito no caso.
- C. corretamente, porém também deveria ter instalado fechadura com chaves para trancamento da porta de emergência durante a jornada normal de trabalho.
- D. erroneamente, pois deveria ter instalado fechadura com chaves para que a porta permanecesse fechada durante a jornada normal de trabalho, sinalizando a porta com dispositivo luminoso de identificação.
- E. erroneamente, pois não deveria instalar qualquer dispositivo de travamento da porta, mesmo aqueles que permitem fácil abertura pelo interior do estabelecimento, por se tratar de saída de emergência.