O refino do petróleo constitui-se de uma série de beneficiamentos pelos quais passa o mineral bruto para a obtenção de produtos específicos. Refinar petróleo é, portanto, separar as frações por meio de destilação. Várias outras operações existem com o intuito de dividir, combinar, rearranjar e purificar as substâncias obtidas de modo a transformá-las em produtos mais rentáveis. A principal finalidade do hidrotratamento é a
- A. transformação de nafta de destilação direta, rica em hidrocarbonetos parafínicos, em uma nafta rica em hidrocarbonetos aromáticos.
- B. quebra das moléculas existentes na carga de gasóleo por ação conjugada de catalisador e altas temperaturas fornecidas por vapor superaquecido.
- C. hidrogenação dos produtos aromáticos presentes por meio de vapor superaquecido, obtendo-se derivados com ponto de ebulição mais baixo.
- D. redução da viscosidade de um resíduo, que será usado como óleo combustível, por meio da quebra de suas moléculas mais pesadas através da ação térmica do vapor de água superaquecido.
- E. obtenção de frações mais estáveis do petróleo por meio de hidrogenação e eliminação de impurezas, tais como olefinas, enxofre, nitrogênio, halogênios e metais.