No campo da pavimentação, considerando a classificação das bases e sub-bases flexíveis e semirrígidas, assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de estabilização granulométrica de base e sub-base granular.
- A. Consiste em uma camada de brita com graduação aberta, na qual os vazios são preenchidos por finos de britagem ou solos de granulometria e plasticidade apropriados. O processo ocorre por meio de espalhamento, varredura e compressão, podendo ser seguido ou não de irrigação.
- B. Nesse caso, as camadas são constituídas por materiais puramente granulares, tais como solos, britas de rochas, de escória de alto forno, ou pela mistura desses; possuem a propriedade de serem flexíveis; e a estabilização ocorre pela compactação dos materiais, os quais possuem granulometria adequada e índices geotécnicos específicos fixados em especificações.
- C. Trata-se de uma mistura de solo, cimento Portland e água, que, devidamente compactada, deve atender requisitos de densidade, durabilidade e resistência. O produto final é duro, cimentado e de grande rigidez à flexão. O teor de cimento fica entre 6% e 10%.
- D. Ocorre quando se adicionam pequenas quantidades de cimento ao solo, algo entre 2% e 4%, para melhorar a plasticidade dele. Não se obtém, nesse caso, cimentação acentuada.
- E. Procedimento no qual se mistura solo, água e material betuminoso, visando melhorar a resistência do solo.