A topografia é importante como base de qualquer projeto e obra realizada por engenheiros, técnicos, agrimensores ou arquitetos. Assim, é fundamental o conhecimento do terreno, tanto na etapa do projeto quanto na construção ou execução. Assinale a alternativa INCORRETA relacionada aos erros mais comuns em topografia.
- A. Territoriais: ressaltam apenas alguns erros que se anulam durante a medição ou durante o processo de cálculo. Portanto, no decorrer de um levantamento, aparentemente os erros captados no processo são decorrentes dos acidentes do terreno que dependem dos relevos ondulados.
- B. Instrumentais: são ocasionados por defeitos ou imperfeições dos instrumentos ou aparelhos utilizados nas medições. Alguns desses erros são classificados como acidentais e ocorrem ocasionalmente, podendo ser evitados e/ou corrigidos com a aferição e calibragem constante dos aparelhos.
- C. Naturais: são ocasionados por fatores ambientais, ou seja, temperatura; vento; refração e pressão atmosférica; e, ação da gravidade. Determinados erros são classificados como sistemáticos e dificilmente podem ser evitados. São passíveis de correção desde que sejam tomadas as devidas precauções durante a medição.
- D. Pessoais: são ocasionados pela falta de cuidado do operador. Os mais comuns são erros na leitura dos ângulos e da régua graduada, na contagem do número de trenadas, ponto visado errado, aparelho fora de prumo e fora de nível. São classificados como erros grosseiros e não devem ocorrer jamais, pois não são passíveis de correção.