No procedimento de lavagem e limpeza de reservatório de água, a utilização de sabão, detergente ou outros produtos químicos deve ser coibida em razão de
- A. possibilitar o aumento do risco de proliferação de vetores transmissores de doenças, uma vez que a espuma provocada nesta solução aumenta a aderência, na superfície do reservatório, de coliformes, larvas e protozoários.
- B. ocasionarem muita espuma quando em contato com a água, dificultando a visualização da superfície do reservatório e impedindo a ocorrência de eflorescência, fundamental para a desinfecção do local.
- C. provocarem o retardamento da reação química do hipoclorito de sódio com a água, o que levaria ao surgimento de esfoliações e desgastes na superfície do revestimento interno do reservatório e tubulações.
- D. impedir que a água restante, após a limpeza, possa ser utilizada nos trabalhos de limpeza de áreas comuns, pisos, ou mesmo que esta seja utilizada para desinfecção de vasos sanitários e peças cerâmicas constantes da edificação.
- E. possibilitar a ocorrência de resíduos aderidos nas superfícies internas do reservatório e, posteriormente, estes serem agregados à água armazenada, de forma a comprometer a sua potabilidade.